terça-feira, 19 de outubro de 2010

Andando na luz




















Texto base: 1 João 1:5-10

Introdução
Todos os dias no deparamos com situações que nos levam a pensar sempre que o mundo está perdido, que as pessoas não sabem mais para onde ir, não sabem mais o que fazer, a quem seguir etc. É como procurássemos algo em um quarto escuro, pois mesmo conhecendo onde as coisas estão dispostas, fatalmente iríamos tropeçar, bater com a cara na porta, e não conseguirá enxergar nada. Como é possível, distinguir uma nota de um real de uma de 100 reais no escuro? Como podemos saber a cor da roupa que estamos vestindo para sair? Como saberemos se o nosso cabelo está penteado? Como as mulheres iriam se maquiar? Impossível!
Luz! Eis a resposta para esse problema! Quando acendemos uma luz, as coisas ficam expostas diante de nós, sabemos onde por os nossos pés, as nossas mãos, não corremos o risco de cair em um buraco, enfim, temos segurança de nossos atos bem como as suas conseqüências.
Deus é a luz, Jesus é a luz (João 8:12), e n’Ele não há treva nenhuma (1 João 1:5) ! É Ele e somente Ele quem pode mudar o rumo das coisas em nossos dias e até o rumo de nossas vidas, pois a medida que Ele brilhar, ira clarear e mostrar o caminho a ser seguido. A luz que emana d’Ele gera vida (João 8:12). Porém, assim como qualquer luz, precisamos acendê-la no interruptor, ou seja, precisamos permitir que Ele brilhe em nossa vida. E é justamente aí está o problema.

1- Dizemos ter comunhão com Cristo, mas andamos nas trevas. (1 João 1:6)
Muitos dizem ter Jesus, mas o interruptor ainda está apagado. O conhecem de ouvir falar, não acenderam o interruptor. Em 1 Tessalonicenses 5:5 diz que somos filhos da luz e do dia, e não da noite nem das trevas. As pessoas dizem ter aceitado o Senhor Jesus como Senhor e Salvador pessoal de suas vidas, freqüentam as igrejas, as células, participam até de ministérios, porém a luz de Cristo ainda não está acesa em suas vidas. Elas caminham e praticam as obras nas trevas, ou seja, muitos de seus feitos não são dignos de serem declarados nem feitos as claras, como por exemplo, se dando um testemunho lá na frente, bem na hora do culto. O apóstolo diz que estas pessoas são “mentirosas, e não praticam a verdade”.

2- Dizemos andar na luz, mas não temos comunhão com o corpo.. (1 João 1:7)
Em João 17:21 diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
As pessoas nas igrejas nos dias de hoje são como ilhas isoladas. Elas vêem á igreja, “assistem” ao culto, tocam seus instrumentos, cantam ou dançam suas musicas, cuidam das suas crianças, etc., e vão embora. Não há prazer em estar com aqueles que chamamos de irmãos. Em 1João 4:20 diz que aquele que diz amar a Deus e não ama seu irmão é mentiroso. Cada dia que passa nos tornamos frios para com aqueles que estão á nossa volta. Sinto muito em vos informar, mas está faltando luz em nossas vidas quando isso acontece. E, por faltar Esta luz em nossas vidas, ou seja, o próprio Cristo, não somos purificados dos nossos pecados pelo seu sangue.
De que vale conhecer Jesus de ouvir falar? De que vale acompanhar seus milagres de longe? De que adianta saber que ele pode mudar a nossa vida se ou invés de nos aproximarmos dele, nos afastamos e caminhamos cada vez mais nas trevas? De que adianta termos uma luz no soquete em nossa casa se não acionarmos o interruptor para desfrutarmos de sua luz? De que adianta?

3- Não conseguimos reconhecer nossos pecados. (1 João 1:8-10)
À medida que nos aproximamos da luz, ou seja, de Cristo, nossa humanidade, nossas fraquezas, nossos pecados, nossas falhas ficam cada vez mais evidentes e saltam aos nossos olhos, porque mesmo caminhando nas trevas, o Senhor já sabe de tudo o que fazemos (Salmo 139:1-12), mesmo que ainda estejamos caminhando nas trevas (Salmo 139: 12). Quando não temos postura ou quando não queremos nos aproximar desta Luz, continuamos em nossos pecados, satisfazendo nossa carne, nossos desejos mais imorais, nossas vontades e isso não nos traz nenhum peso em nossa consciência. Em Tito 1:15-16 o apóstolo Paulo nos faz um alerta a respeito desse tipo de conduta, dizendo que as pessoas dizem conhecer a Deus mas suas obras o negam claramente.
No verso 8 de 1 João 1, no final do verso diz: “não há verdade em nós”. Quando não temos capacidade de entender que pecamos, confessar os nossos pecados, não caminhamos sob a luz, e não temos a verdade em nós. E quem é a verdade? João 14:6. Jesus é a verdade. Quando o Espírito Santo habita em nós, sentimos uma dor profunda por termos cometido algo que sabemos que desagrada a Deus. Do contrário, caminhamos orgulhosos de nosso tempo de igreja, cargo ou posição social, sem sentir dor nenhuma por ter desagradado ao Senhor.

CONCLUSÃO
Nesta noite temos a oportunidade de ouvir a vos de Jesus que nos chama para andarmos sob sua luz, andarmos em sua luz. E em sua luz completa, não simplesmente sob “meia fase”, pois seríamos mornos e seríamos “vomitados da boca de Deus”. (Apocalipse 3:16)
Quando passamos a caminhar nesta maravilhosa Luz, o seu sangue nos purifica de todos os pecados. Quando confessamos os nossos pecados, quando nos reconciliamos com nossos irmãos, quando passamos a não ter mais vergonha do que fazemos nas trevas, quando nos entregamos a Ele de fato e de verdade, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( João 1: 9)

Mensagem ministrada no dia 16 de Outubro de 2010, por Paulo Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário