terça-feira, 26 de outubro de 2010

Confiança – A chave para nos achegarmos a Deus.



















Texto base: Hebreus 4:16

Introdução
Nossa vida é marcada por escolhas. Em todas elas, precisamos ter os pés no chão e certeza de que a decisão que iremos tomar é a correta. Isso se chama CONFIANÇA. Segundo o dicionário PRIBERAM, é . Coragem proveniente da convicção no próprio valor; Fé que se deposita em alguém; Esperança firme; Atrevimento; Insolência; Familiaridade. Quando gostamos de alguém e queremos chegar na pessoa, precisamos ter confiança, ou seja, sermos firmes. Se chegarmos gaguejando, perdemos credibilidade, e já era. O atleta, quando entra para participar de alguma competição, se entra sem confiança, com certeza não alcançara um lugar ao pódio, não marcará um gol, enfim, será lembrado somente pela má imagem e desempenho que passou. O contrário, ou seja, o antônimo de confiança é MEDO! É por causa do medo, somos paralisados, não conseguimos fazer aquilo que nos é proposto, fracassamos e nossos objetivos ficam cada vez mais distantes de nós.
Quando Paulo diz para nos aproximarmos do trono de Deus com confiança, ele diz para nos achegarmos com toda a liberdade, sem medo, sem peso de consciência, com toda reverência, crendo que nada nos impede de fazer isso. Porém, muitos de nós não conseguimos nos aproximar, nos achegar ao trono de Deus. E por que?

1 – O Pecado tira de nós a confiança.
Se nós dizemos que o Espírito Santo habita em nós, e pecamos e não nos arrependemos, com toda certeza, quando nos aproximamos de Deus, ficaremos envergonhados, pois sabemos que estamos cometendo algo que desagrada e nos afasta d’ Ele.
Em Gênesis 2, Deus cria o homem e a mulher, e ambos andavam nus e não se envergonhavam. Porém no capítulo 3, após já terem tomado do fruto do conhecimento, do qual Deus os havia advertido que não comessem, tiveram vergonha de se apresentar ao Senhor, e se esconderam (versos 9 e 10). O pecado da desobediência fez com que Adão e Eva se escondessem de Deus, e tivessem medo de se achegarem á Ele. E nós, depois de pecarmos ou quando vivemos uma vida no pecado, muitas vezes também nos escondemos. E como ou onde? Atrás de nossa timidez, quando não oramos, quando não nos assumimos como Cristãos, diante da sociedade, quando não trabalhamos em favor do reino de Deus, seja anunciando o evangelho seja realizando alguma atividade em algum ministério da igreja.

2 – Mais do que confiar, temos que nos deleitar (Salmos 37:3-4)
As vezes, a confiança que temos em Deus, humana, é apenas para ter a certeza que o Senhor é fiel para me dar a casa que preciso para morar, o carro que eu preciso para trabalhar, é ter a certeza que o Senhor em tudo pode me suprir. Olhamos para Deus como se fosse um balcão de lanchonte, que quando precisamos de algo, vamos até lá e pedimos. Precisamos muito mais do que isso. Precisamos nos deleitar nos Senhor.O deleite no Senhor é ter prazer em servir a Ele, seguir os seus mandamentos (Salmos 1:1-3). É descansar n’Ele, sabendo que Ele pode me dar não só uma casa, mas um lar transformado, não só um namorado (a), mas meu futuro esposo (a), não só um ministério, mas um dom vindo direto d’Ele para que eu possa usar em favor de seu reino.
Quando nos deleitamos no Senhor, a confiança é gerada sobre nós como consequência, pois conhecemos nosso Deus intimamente.

3 – Temos que aceitar a Jesus diariamente, e permitir que ele nos liberte.
Quando Paulo fala dessa confiança, fala de uma confiança nossa, do homem mesmo, que parte de nós. Em Romanos 12:1, Paulo diz para entregarmos nossos corpos como sacrifício, e que isso era o nosso culto racional, ou seja, nossa vontade, razão. Mas, se Jesus não estiver fazendo morada em nós, não conseguimos ter essa confiança. Até mesmo para adorar a Deus, nós precisamos que Ele nos dê forças para isso. Alguns vão dizer: Mas eu tenho muitos anos de igreja, eu ajundei a fundar a igreja, etc. Isso não quer dizer nada. Pelo contrário, pq isso é mais perigoso ainda. Vejamos aquelas pessoas que estão no primeiro amor. Querem falar de Jesus pra todo mundo. Já aqueles que estão há mais tempo na igreja, se acomodaram, acham que estão certinhos e tal.
Na verdade, precisamos aceitar a Jesus todos os dias de nossas vidas, a todo momento. Em João 8:36, diz “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

CONCLUSÃO
A confiança é a base de todos os relacionamentos, negócios, etc. Porém como vimos, precisamos nos arrepender de nossos pecados, nos deleitar no Senhor, aceitando-o diariamente em nossas vidas como Senhor e Salvador pessoal.

Paulo diz, que devemos nos aproximar com confiança, para alcançarmos misericórdia e achar graça. Misericórdia é quando Deus não nos dá aquilo que realmente merecemos, e graça, é quando Deus nos dá aquilo que não merecemos.
Nessa noite temos a oportunidade de nos arrependermos, sermos curados, libertos de toda amarra das trevas. Temos a oportunidade de recuperar nossa confiança, para que nos possamos nos aproximar do trono de Deus e alcançar misericórdia e graça diante d’Ele.

Mensagem ministrada no dia 23 de Outubro de 2010, por Paulo Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário