terça-feira, 19 de outubro de 2010

Morrer é preciso, é a mensagem de Cristo para nós
















Texto base: 2 Coríntios 4

Morte. Talvez quando ouvimos essa palavra ficamos um tanto quanto assustados com o significado dela, até porque ninguém quer morrer. Quando pensamos em morte pensamos em dor, em tristeza em separação. O que não paramos para pensar é que a mensagem de Cristo para nós é justamente essa: MORRAM! Jesus diz em Marcos 8:34 “... Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.”, ou seja, se entregue assim como eu me entreguei, morra assim como eu vou morri na cruz do calvário, negue suas vontades assim como eu neguei a minha e estou aqui pra cumprir o propósito de meu Pai (João 6:38). A semente lançada ao solo, se não morrer não pode gerar uma planta, não pode gerar uma arvore que dará frutos. No versículo 10 do texto que nós lemos, diz que devemos trazer a mortificação de Cristo em nossos corpos, para que a vida d’Ele se manifeste em nós. Para que outros possam viver, nós precisamos morrer (2 Coríntios 4:11-12). Morrer pra nós mesmos, pra nossas vontades, desejos, cobiças, anseios, alvos, metas, objetivos.
Mas então surge a pergunta: se tudo isso é verdade, se Deus realmente quis que nós entendêssemos o que ele queria dizer, ou seja, que precisamos morrer, por que não o fazemos? Porque a igreja de hoje não consegue colocar a morte em prática em suas vidas? Por que não vemos vidas sendo alcançadas, nações sendo ganhas, por quê? 

1 - Porque a Igreja desde o seu início se escandaliza com  a mensagem da morte
Em Mateus 16:21 seguintes, Jesus fala a respeito das coisas que lhe haviam de acontecer e de sua morte na cruz, quando Pedro lhe diz “...Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.”(Mateus 16:22) Jesus o repreendeu firmemente dizendo”... Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.”(Mateus 16:23).
Pedro não conseguia entender que era necessário morrer, para que o reino de Deus se estabelecesse na terra. Era necessário que se fosse pregada e anunciada essa mensagem do reino de Deus para Deus, e não do reino dos homens para os homens nem do reino das nossas vontades para nossas vontades. Jesus conclui a idéia da mensagem de morte nos versos 24 á 26.

2 - A igreja levantou para si outros bezerros de ouro (Êxodo 32)
Assim como o povo criou um bezerro de ouro para adorar e fazer par si deus, por Moises estar demorando de descer do monte com os mandamentos, as pessoas hoje constroem para si bezerros de ouro. E o que é o bezerro de ouro dos dias de hoje? É a benção, as conquistas, a vitória.
As pessoas se preocupam apenas consigo mesmas, com seu conforto, com seu bem estar, com as suas coisas, suas necessidades. 7 passos para alcançar a benção aqui.40 dias de jejum da vitoria ali. 12 maneiras de me tornar prospero mais a frente e 318 formas de fazer aquilo que você quer que Deus faça, sem se importar se Ele realmente quer fazer aquilo por você. As pessoas acham que, o “seja feita tua vontade..” que Jesus diz em Mateus 6:10, é somente para ele, só pro filho de Deus, pra mim não funciona.
Não vemos em nenhum lugar 7 passos para morrer, 12 maneiras de amar ao próximo como a mim mesmo, 40 dias de jejum para que eu carregue minha cruz. Por que? Porque isso não importa. Na verdade, muitas pensam que o que elas conquistaram foi por mérito próprio, e elas só querem isso para se mostrar aos outros. Preferem comprar seu centésimo par de sapatos a ofertar na igreja, a comprar uma marmita pra quem tem fome. Afinal, ela tem que mostrar que é abençoada. Esse é o bezerro de ouro de nossos dias.

3- A Igreja vive como se não houvesse morte
Muitos dos radicais muçulmanos que se explodem em favor de sua causa, ouviram a vida inteira que morrer é valioso, traz recompensa, por isso jogam suas vidas fora daquela maneira. Jesus deixa isso bem claro para todos nós em Marcos 8:34 “... Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” O Apóstolo Paulo entendeu isso em em Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Porém, nos dias de hoje preferimos viver o momento, o instante, o minuto, realizando não o desejo de Cristo para mim, mas o meu desejo, o meu querer. Preferimos viver sem se preocupar que um dia a morte física vai chegar, e poderemos ter vivido como alguem que nunca quis viver, ou seja, nunca quis viver a vontade de Deus.

CONCLUSÃO
Os missionários Moravianos, na Alemanha, foram os primeiros protestantes a entender o “ide”.
Conta a história, que dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, e este tinham tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.
Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: " Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido". Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: "E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?", o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas: "QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO".
Em 2 Timóteo 2:2-4 e 11, Deus nos deixa um chamado, um alerta para todos nós.

E você, está preparado para morrer a partir de hoje?

Mensagem ministrada no dia 02 de Outubro de 2010, por Paulo Roberto

Um comentário:

  1. Mensagem baseada na ministração da Faixa 7, do CD do Livres para Adorar "Para que outros psosam viver".

    ResponderExcluir